terça-feira, 28 de abril de 2009

I can try with a little help from my friends


Todos têm amigos, embora nem todos tenham amigos de verdade, aqueles para vida toda.
Durante nossa vida acumulamos muitas amizades, mas nem todas elas são duradouras, visto que, por muitas vezes, acabamos transferindo uma pessoa do hall de amigos para a seção dos conhecidos, esse processo ocorre porquê tomamos rumos tão divergentes em nossas vidas que a amizade “se extingui”.
Mas há um grupo de pessoas que está presente para nos acompanhar em todos os caminhos que tomamos, essas pessoas são os poucos e bons amigos para vida inteira.

Os beatles cantavam: eu me viro com uma pequena ajuda dos meus amigos...
Eis uma grande verdade, quando passamos por dificuldades nossos amigos estão lá para dar suporte e conselhos.Por isso ter amigos é essencial, tem quem julgue uma vida de solidão aquela que é desprovida de uma companheira, eu discordo...uma vida solitária é uma vida sem amigos!

by: Cássio

domingo, 26 de abril de 2009

Era uma vez um ateu (parte 2)


Epicuro certa vez disse que:

“Deus, ou quer impedir os males e não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e pode. Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em Deus. Se pode e não quer, é invejoso, o que, do mesmo modo é contrário a Deus. Se nem quer nem pode, é invejoso e impotente: portanto, nem sequer é Deus. Se pode e quer, o que é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a existência dos males? Por que razão é que não os impede?”

Eu respondo a pergunta final de Epicuro, Deus não impede os males por que não existe!

Muita gente enxerga como sendo uma benção de Deus qualquer coisa benéfica que aconteça na sua vida, por exemplo, Maria estava doente semana passada, mas hoje já se senti melhor...
Se você falar com a Maria ela vai dizer: Graças a deus eu estou melhor agora...
(considerando obviamente que Maria acredita veementemente na existe do tal Deus).
Eu tenho consciência que é apenas uma expressão popular, e que muitas vezes é proferida sem uma conotação religiosa forte, mas quando eu escuto isso, eu me pergunto por que deus só é lembrado quando algo de bom acontece? Eu não escuto alguém falar que está doente por castigo de deus, ele só é responsável pelo o que conquistamos, ou seja, vencemos com deus ou perdemos sozinhos.

Acho coerente eu expor um pouco a minha opinião a respeito da igreja, tentarei ser “comedido” para não ofender ninguém.

Nós teríamos um mundo melhor se não existe a tal da igreja, mas como nada é perfeito, já me contento com o fato dela não ter o poder que um dia teve sobre o povo,se dependêssemos da igreja, seriamos todos uns tolos sem cultura e direito algum, por que a igreja nada mais é que um instrumento de manipulação das massas através da fé.(minha opinião, não querer concordar tudo bem).
Uma instituição que usava de simonia e indulgências para enganar e roubar o pouco dinheiro de pessoas miseráveis e alienadas, não merece o meu respeito.
O que eu não entendo, é que diante de tantos FATOS como esses, tem gente que dentro da igreja acredita que está mais próxima de deus.

By:Cássio

"É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho."

Epicuro

“Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo”

Friedrich Nietzsche


Tenho uma modificação para um famoso ditado...

“A voz do povo é o ápice da ignorância”

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Era uma vez um ateu... (Parte 1)



Confesso que pensei bastante antes de resolver escrever sobre religião (ou sua ausência), já que esse é sempre um tema que gera muitas discussões.Não vou pedir que concordem com o que irei escrever, apenas peço que respeitem a minha liberdade de escolher no que acredito ou não, assim como respeito quem tem uma opinião divergente da minha.
Não acredito em deus, e dificilmente alguém me provará o contrário, digo isso porque o que muitos consideram como provas da existência de deus, eu considero como uma prova de ingenuidade humana. Já ouvi que a bíblia é uma prova de que deus existe,daí eu perguntei...como um livro escrito por pessoas pode ser prova de algo? Em resposta, eu tive que escutar que ia ser muito estranho se deus simplesmente fizesse a bíblia do nada, então ele usou mãos humanas para essa tarefa, ou seja, ele pode criar o ser humano e o universo do nada...mas não pode fazer um livro sozinho.Temos que levar em conta também que a bíblia certamente já teve diversas modificações ao longo da história, vai ver deus quis dar uma atualizada de tempos em tempos...

Deus nada mais é do que um tapa buracos, uma tentativa de responder às perguntas que não sabemos, como por exemplo o tamanho do universo. Eu particularmente prefiro ter o pé no chão e admitir que não tenho respostas para essas perguntas do que me enganar com algo 100% abstrato como deus, mas essa necessidade de resposta para os fenômenos incompreendidos vem desde sempre, os gregos acreditavam em vários deuses, uma pseudo resposta para várias coisas das quais não tinham domínio.
Caso me apresentem algo concreto que prove a existência desse ser divino, eu certamente admitirei que errei ao não crer nele antes, só que insistem em me apresentar provas sem nenhuma consistência.

By:Cássio

Esse é o fim da parte 1, daqui a dois dias postarei à segunda parte com o resto do meu texto, já que ele ficou muito extenso.

Obs: Quem quiser pode comentar agora, mas eu acho mais coerente esperar a conclusão do texto.

sábado, 18 de abril de 2009

A maldição do "se"



Acredito que não sou a única pessoa a sofrer do mal do “se”, rotineiramente me questiono sobre o “se” de algumas decisões que tomei, se eu tivesse feito isso ou aquilo, tomado o caminho da direita ao invés da esquerda, será que minha vida seria melhor se eu tivesse dito mais sim do que não?
Eu tento me livrar desse hábito, visto que eu não posso mudar o passado e nunca saberei o “se” das coisas que tanto me afligem, mas é extremamente difícil não questionar minhas decisões quando elas se provam errôneas.
O certo é pensar no presente em prol do futuro e esquecer o pretérito imperfeito do subjuntivo, mas volta e meia o “se” me procura e enche minha mente de situações hipotéticas que nunca irão se concretizar, pois já passaram do prazo de validade.
A única maneira de escapar dessa maldição é ter uma vida sem arrependimentos, o que para mim, pelo menos, não é algo plausível.Usando de uma linguagem não tão rebuscada e mais popular, nós só vemos a merda quando ela começa a feder, ou seja, eu não posso prever quando o próximo “se” irá me atormentar, somente posso esperar e torcer pra ele na minha porta nunca mais bater...
by: Cássio

quinta-feira, 16 de abril de 2009

οὐ τόπος


O anarquismo é constantemente confundido como sendo um sinônimo do caos, o que não é verdade posto que anarquismo significa “sem governantes”, ou seja, os anarquistas primam pela ausência do governo (leia-se qualquer domínio de uma classe social sobre outra) e não da ordem.
No papel o anarquismo nos mostra uma sociedade ideal, onde não existe injustiça social, ou qualquer outra forma de desequilíbrio entre a sociedade, por esses motivos o anarquismo é uma utopia.
Uma sociedade onde todos são dotados de consciência social é praticamente impossível, e pedir para o homem não ser egoísta é a mesma coisa que pedir para ele não ser humano.
Dentre as vertentes existentes no anarquismo, existe uma que gera muita controvérsia, intitulada de anarco-individualismo, que pode ser considerado a face egoísta do anarquismo.Essa “área” da ideologia anárquica foi inspirada nas idéias de Max Stirner, que dizia: “A única regra sou eu”.
Max falava que era preciso atacar tudo o que contrariasse à vontade do indivíduo e evitar qualquer tipo de vinculo, não custa nada eu frisar que assim como as outras faces do anarquismo, o anarco-individualismo é impraticável para quem vive em sociedade.O jeito é continuar no nosso velho, e não muito bom, sistema capitalista.
Não somos perfeitos e vivemos da realidade, logo não podemos ter um sistema perfeito e surreal.
by:Cássio

terça-feira, 14 de abril de 2009

O dogma de Chaplin...


Charles Chaplin nós presenteou com a seguinte frase ,” a vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe”.
Sinceramente acho essa frase genial, nada mais justo do que ela ser proferida por um gênio como foi Chaplin.
Existem diversos tipos de humor, no entando, dentre as inúmeras vertentes de humor existentes, há uma que sofre de certa discriminação por um bom percentual de nossa população, essa face da comédia da vida atende por humor negro...
Entendo quem não gosta das piadas desse gênero, só espero que me entendam por rir de piadas como:
Por que não existe natal na áfrica? Resposta: Por que criança que não come não ganha presente!
Claro que existem coisas pesadas e pejorativas que eu não considero humor, e sim maldade, mas na medida certa, o humor negro pode nos fazer rir ao invés de chorar.
Então aqui fica a idéia, da próxima vez que ouvir uma piada nesse estilo, não se reprima e de um sorriso, pois se não rirmos da tragédia só nos restara chorar...
by: Cássio

Obs: Para quem quer saber mais sobre Chaplin, eu recomendo que assista um filme de 1992 criativamente intitulado de “CHAPLIN”.Um grande filme que mostra como Robert Downey Jr. É um grande ator,e como Charles foi genial.

domingo, 12 de abril de 2009

Verdade particular


Eu gosto de escrever, me sinto um pouco como se fosse o dono da verdade, mas eu sou o dono da verdade! A verdade é subjetiva certo, cada um tem a sua verdade,logo eu tenho a MINHA verdade, se é MINHA verdade, sou dono dela, logo sou dono da verdade...o que não é nada, já que se leu com atenção o que acabo de escrever tu também é dono da verdade e todo mundo é dono da verdade!

Verdade é uma coisa simples, cada um tem a sua,e cada um vive de acordo com os conceitos da sua, mas se você quer tornar as coisas difíceis...acrescente a palavra universal ao lado de verdade...”verdade universal” essa sim é difícil, até tenho minhas dúvidas se existe alguma.

(esclarecendo uma coisa aqui sobre a simplificação da verdade, ela é simples para ti, é fácil viver tendo a nossa verdade como parâmetro...viver sobre a verdade do próximo é difícil, uma dica...quer viver apenas sobre teus conceitos, te faz de autista e vive no teu próprio mundo,caso contrário vai ter que pelo menos ouvir os outros com suas verdades, por vezes, extremamente divergentes das tuas).
by: Cássio

sábado, 11 de abril de 2009

pseudo altruismo


Egoísmo, ser egoísta é de nós...tudo o que fazemos tem na sua raiz o egoísmo...melhor eu exemplificar isso:

Tu tens um amigo...ele vai morrer..tu não quer que ele morra...dai vem a parte boa...pq tu não quer que ele morra?Pq TU gosta dele..pq ele é TEU amigo...ele TE faz bem...se ele por ventura não fosse seu amigo...acredito que a vida ou morte dele teria uma importância ínfima para o TEU cotidiano,viu...nas bases da amizade existe o nosso bem estar e o EGOÍSMO...a amizade existe por que nos faz bem...

Até o altruísmo é uma máscara para o egoísmo...abrimos mão de algo para ajudar o próximo... um ato nobre??? Talvez..mas quando tu faz isso,tu não te acha egoísta e isso te faz bem...mas tu quer essa sensação de que não é egoísta...dai tu tenta ser altruísta...o que é em parte uma prova do teu egoísmo já que tu faz uma coisa para obter uma sensação boa...
Compreende o que eu quero dizer... todos os passos que damos...cada vez que respiramos e pensamos... somos egoístas...nosso atos nem sempre serão totalmente egoístas...mas sempre irão ter uma certa dose disso.
by: Cássio

Um instinto chamado amor


Nos últimos dias ando pensando bastante, não que tenha um dia que eu não pense bastante, mas devido o grande tempo livre que tenho, falta-me o que fazer, logo, o melhor a fazer é pensar...

Vou tentar expor agora uma teoria que “criei” sobre o amor.Cheguei a conclusão de que o amor não passa de um instinto, não é o amor o instinto, a procura do amor é um instinto...pq precisamos amar e ser amados...nós não temos uma resposta pronta para isso.

Um instinto pode ser vencido? Penso que sim, não é o melhor exemplo que tenho (pois é um tanto dúbio) mas é o que vou apresentar...o exemplo atende por suicídio, nós temos o instinto de auto-preservação (física é psicológica) o suicídio vai contra o instinto de preservação física ,está certo que ele faz um conflito entre dois instintos,na cabeça de um suicida ele está se preservando psicologicamente já que acaba com algum sofrimento em geral...mas para isso ele vai contra um instinto..é ai que me refiro meu caro...

Será possível ir contra o instinto do amor?

Tenho uma pergunta para a questão acima , por que não seria possível ?

Nossa vida seria muito mais simples sem a busca do amor, por que procuramos uma coisa que certamente nos fará sofrer, sim, pq a única certeza no amor é o sofrimento...pq amar e não ser amado traz isso...e amar e ser amado, por vezes, nos dá essa sensação.Claro que amar e ser amado nos trás muitas alegrias...eu seria um grande hipócrita se negasse esse fato...mas se percebemos é um caminho de dois destinos ...o do amado e o do renegado...e ambos apresentam o sofrimento em suas curvas...logo é sofrimento certo amar...em doses variadas...mas isso não muda nada...mesmo ciente disso eu não consigo abdicar do amor...do ser amado...eu quero ser amado...quem não quer...? esse é o problema...todo mundo quer...

Mas é bonito isso né...o amor parece aos olhos de um leigo...um sentimento nada egoísta..mas na realidade é tão individualista em suas bases como qualquer outro sentimento...tu não escuta alguém dizer...” eu quero tanto amar alguém”,mas “eu queria tanto que alguém me amasse” nós escutamos rotineiramente...
by: Cássio

Primeira Pessoa do singular


Não sou feliz nem triste, muito menos neutro, sou apenas o Cássio.Uma pessoa que tenta de tudo entender e, por vezes, não entendi nada. Alguém que vive pensando no seu futuro, cometendo, às vezes, o erro de não viver do presente, assim estragando o passado.
Tento falar pouco e dizer tudo, mas obviamente nem sempre consigo...é preciso tempo e vontade pra me conhecer,Tenho qualidades e defeitos como qualquer um, posso tentar citar alguns deles, inteligência, ambição,sinceridade, amizade são algumas das qualidades que julgo ter ,mas vamos aos defeitos: arrogância , humor negro (tem gente que considera isso um defeito), falta de humildade (isso sinceramente não julgo um defeito por que não acho que humildade seja uma qualidade,ser humilde nada mais é do que se inferiorizar, não é errado dizer que é bom em algo,se isso for verdade),também há um pouco de soberba,mas esse defeitos não me dominam,só aparecem uma vez lá que outra.Cheguei à conclusão de que não posso ser mais emocional do que racional e mudei meu jeito de ver as coisas, ultimamente parei de pensar com o coração, usando apenas da razão, não é fácil, mas é seguro, tenho que melhorar muito ainda, mas ganho ponto por estar tentando.Sempre tenho como prioridade eu, isso dificulta algumas relações já que ninguém gosta de estar sempre em segundo plano.
Não gosto muito de aglomerações, por isso ao contrário de muitos ao invés de ir para a balada prefiro ficar lendo um bom livro ou vendo um filme.
Eu sou diferente sim, pra você posso até parecer esquisito, mas convenhamos, qual a graça de ser comum.
by: Cássio